Friday, August 17, 2012

CONSELHOS DA "FIGHT SOAP" PARA LUTADORES: COISAS QUE DEVE SABER SOBRE PATROCÍNIOS E SENDO PATROCINADO

Mesmo sendo uma pequena empresa, temos recebido inúmeras propostas de pedidos de patrocínios. De competidores de MMA até BJJ, de amadores até lutadores profissionais de grande nome, chegam-nos pedidos de quase todos na indústria. Nós declinamos muitas destas propostas.

Não é pessoal, não tem nada a ver com suas habilidades como lutador, nem sequer tem nada a ver com o evento (nós já recusámos lutadores que participam em eventos do UFC e Strikeforce). É que 99% dos lutadores que se aproximam de nós simplesmente não têm o que é preciso para promover o nosso pequeno negócio de forma eficaz.

A promoção de uma marca exige muito mais do que exibir um logótipo em seus calções ou banners. Precisa de provas? Diga o nome de uma empresa que patrocinou um dos seus lutadores locais em um pequeno evento de MMA recente. Foi provavelmente uma pequena empresa de vestuário, cujo nome você mal se pode lembrar. Aposto que você nem sequer se lembra como eram as garotas do ringue.

Empresas como nós precisam de combatentes para ser marqueteiros de marcas que criam o desejo nas pessoas de comprarem nossos produtos.

Então como é que um lutador se tornar um comerciante eficaz? Com o uso inteligente das mídias sociais, é realmente mais fácil se tornar um. Aqui está o que você precisa:

Redes Sociais

Facebook ou Twitter ou Orkut ou Friendster (se você é dessa maneira antiquado) ou qualquer outra mídia social que seja a quentura do momento. Você PRECISA ter uma conta de mídia social. Não há ses, mas ou desculpas para não ter uma. Ela é tão importante quanto o ar que você respira, neste dia de hoje.

Esta é a mais maneira mais económica, mais rápida e mais eficaz de promover seus patrocinadores atuais e até mesmo de atrair mais patrocinadores. Aprenda a usá-la bem e faça questão de atualizá-la regularmente. Torne-se uma prostituta do facebook. Se alguém disser alguma coisa sobre isso, grite no seu rabo. Faz parte de seu trabalho. Um dia você estará fazendo isso até mesmo como campeão do mundo e isso pode muito bem começar agora.

Base de Fãs

Você precisa construir a sua base de fãs. Se você é um lutador altamente qualificado destinado à grandeza, você deve desenvolver uma base de fãs, agora. Use sua conta de mídia social para conseguir juntar todos os fãs e obter um número sólido de amigos, fãs ou seguidores.

Quanto maior o número, melhor. Concentre-se em adicionar pessoas à sua lista de amigos que você acha que teriam maior probabilidade de comprar os produtos de seus patrocinadores. Sinta-se livre para perguntar ao seu patrocinador qual é o seu "público-alvo", que é apenas uma palavra chique para os babacas que são mais propensos a comprar seus produtos. Os patrocinadores preferem lutadores que, com o clique de um botão, podem enviar uma mensagem para promover o produto de imediato, para dezenas de milhares de pessoas (ao invés de apenas os 20 membros da família).

Se esta mensagem é enviada muitas vezes, as pessoas se tornam zumbis por lavagem cerebral, que anseiam por um produto ou serviço que a empresa vende. O dinheiro das vendas é o que mantém você patrocinado.

Fanatismo

Você tem de ser um fanático do produto que você patrocina a venda. Promova-o todos os dias. Diga a seus fãs o quão maravilhoso ele é. Publique fotos de você utilizando ou usando os produtos no Facebook e no Twitter. Até mesmo fotos de celular são muito boas. Faça o que for necessário para encontrar uma razão para promover o produto para seus fãs, seja verbalmente ou visualmente.

É muito fácil e demora apenas alguns minutos do seu dia atualizar a mídia social. Faça isso na vida real bem como na academia ou nos eventos em que participa. Isto é o que se trata no verdadeiro marketing e nas promoções. Se você não se revê a si mesmo fazendo isso, então você não tem negócio que represente a marca. Lembre-se que você está sendo pago (em dinheiro ou em espécie) para fazer esse trabalho, e que se espera que faça isso bem feito.

Se você acha que está praticamente entregando a sua alma ao diabo, sim você está. Agora você faz parte da empresa e é uma das pessoas-chave responsáveis ​​por fazê-la crescer. Isto é algo que muitos lutadores não percebem. Isso não se resume a ganhar camisas gratuitas e obter o direito de se gabar de estar "sendo patrocinado".

Se você não pode fazer isso, outro lutador irá. As pequenas empresas precisam de ativos e não de despesas. Se você não nos faz dinheiro, então você não tem direito a nada. Se não podemos vender, não vamos ganhar dinheiro suficiente para continuar patrocinando você. Vamos escolher lutadores que têm menos do que os registros estelares de luta, mas que até podem vender sorvetes a um esquimó, em um qualquer dia.

Ao solicitar um patrocínio, não fale tudo sobre você, suas necessidades e o que você precisa dos patrocinadores. Não tenha medo de perguntar aos patrocinadores o que eles precisam de você para terem uma empresa bem-sucedida. É uma das melhores perguntas que você lhes pode sempre perguntar. Boa sorte rapazes!

Bon Cacho é VP de Operações e co-fundador da Fight Soap (www.getfightsoap.com), uma pequena empresa que fabrica uma linha muito popular de produtos de higiene de combate.


Original English Article:

http://themmatruth.com/articles/fight-soap-advice-to-fighters-things-you-should-now-about-sponsorships-and-being-sponsored


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1 comment:

  1. Realmente aprendi algo com suas dicas. Já estou vendo melhor como me movimentar nesse mundo dos patrocínios

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